Tipos de Próteses

       

                

A Prótese Parcial é utilizada para substituir somente a cabeça do fêmur, mais usada em casos de fraturas nas quais a cartilagem da cavidade acetabular pode estar em boas condições.

S&N%20Total%20hip

            

            

A Prótese Total é utilizada quando as cartilagens articulares estão comprometidas e é necessária a colocação de um componente protésico para recobrir a cavidade acetabular.

                       

          

A Prótese de Revestimento, “resurfacing”, defende uma ideia de menor remoção de osso que já foi tentada e abandonada. As atualizações tecnológicas do novo modelo devem atender aos pontos críticos da transição cabeça/colo, para evitar as complicações do passado. A atual proposta, apesar do curto seguimento, tem sido apresentada como uma alternativa promissora.

          

         

As Próteses Cimentadas são fixadas ao osso do paciente através de cimento acrílico. Desta forma a fixação do implante é imediata, porque o cimento penetra na porosidade do osso. Esta indicada para pacientes cujo osso tem pouca capacidade de crescimento e remodelação, como em pacientes idosos com má qualidade óssea.

         

As Próteses Não-cimentadas são ajustadas ao osso pelo cirurgião e a fixação secundária é feita pelo próprio organismo por bioatividade ou através do crescimento do osso para dentro da superfície porosa da prótese, fenômeno chamado osteointegração. Estas estão indicadas para pacientes cuja qualidade de osso seja capaz de: suportar as pressões durante o ajuste e estabilização primária da haste e que tenha a capacidade de promover fixação secundária da prótese, através do crescimento e remodelação do tecido ósseo, tal como ocorre na cura das fraturas.

                                                                                                                         

Tanto a cimentação como a não cimentação (osteointegração), são amplamente usados como princípios para a fixação das próteses. Apresentam excelentes resultados quando indicados e manejados adequadamente.
Devem ser consideradas a convicção e a experiência do cirurgião com o conceito de sua preferência. Ambos têm longa comprovação, mas precisam da boa técnica cirúrgica e os bons resultados estão relacionados ao preciosismo técnico, à qualificação do cirurgião, à qualidade do implante e aos cuidados do paciente no sentido de desfrutar da prótese sem excessos, para evitar o desgaste dos componentes.


 
novo endereço: Rua Félix da Cunha, 737, sala 305, Bairro Floresta, cep 90570-001
Porto Alegre/RS, Brasil. Tel: (51) 3395-5084 ou (51) 3268-8670