Perguntas Frequentes

1- Quantos dias uma pessoa que faz cirurgia do quadril precisa ficar no hospital?
É uma cirurgia importante e o paciente deve ser respeitado e protegido nas primeiras 48/72 horas. Não devemos banalizar o procedimento.

2- Quem faz uma Prótese Total de Quadril precisa ficar afastado de suas atividades normais por quanto tempo?
Depende da atividade. Deve ser respeitado pelo menos o tempo de cicatrização da pele, em torno de duas semanas. Atividades físicas mais específicas e com maior exigência de esforço devem ser evitadas até que ocorra a cicatrização de forma adequada e sem tensões, das estruturas profundas o que leva em torno de três meses.

3- Quanto tempo permanece a dor e a perna inchada depois da Prótese Total de Quadril?
A dor, quando presente, geralmente diminui durante as primeiros dias, mas algum desconforto pode se manter nas primeiras semanas. O inchaço é devido a alterações hemodinâmicas no retorno venoso. Informe seu médico. Deverá diminuir gradualmente, mas pode demorar até alguns meses. A mobilização, assim como a elevação da perna do lado operado ajuda a diminuir o inchaço.

4- Quanto de exercício pode ser feito?
Exercícios leves a moderados são benéficos, porém atividades muito intensas podem ser desconfortáveis e trazer algum prejuízo a longo prazo. Isso pode guiar o paciente a evitar exageros.

5- Quando dirigir depois da cirurgia de Prótese Total de Quadril?
É uma questão individual. Algumas pessoas recuperam a coordenação e reflexos rapidamente e outros demoram mais tempo. Normalmente, debe-se evitar dirigir por pelo menos duas ou três semanas.

6- Quanto à utilização de escadas após a Prótese Total de Quadril?
Nos primeiros dias após a cirurgia, o importante é aprender a evitar que o lado operado realize o esforço da subida (primeiro passo). A demora em readquirir ritmo e agilidade na escada depende de características individuais.

7- Sapato com salto alto pode ser usado após a Prótese Total de Quadril?
Deve ser evitado nas primeiras quatro a seis semanas. Após, conforme a segurança e o conforto da paciente.

8- Utilizar calor ou gelo após a Prótese Total de Quadril?
Nas primeiras semanas o gelo é melhor, após o calor pode ser usado para ajudar a aliviar dores pós-contratura muscular. Lembrar que ambos podem ser prejudiciais usados por muito tempo. Nunca dormir com uma almofada quente em seu quadril, pois pode causar queimaduras. Gelo pode ser usado várias vezes ao dia. Cerca de 30 minutos com 30 minutos de intervalo, esse é o regime habitual.

9- Por quanto tempo a medicação pós-operatório deve ser mantida?
Anticoagulantes, conforme condições e necessidades do paciente, podem ser indicados por até 30 dias. Medicações para controle da dor são utilizadas em geral durante os primeiros 10 dias do pós-operatório. Após, utilizar apenas se necessário. Se tiver alguma dúvida sobre os medicamentos, pergunte ao seu médico.

10- Ruídos no quadril são esperados após a Prótese Total de Quadril?
São mais comuns nas superfícies cerâmica-cerâmica. Nas outras superfícies os ruídos estão relacionados à posição dos componentes ou a atrofia muscular, neste caso o reforço muscular deve reduzir esse sintoma.

>11- E quanto ao sexo?
Geralmente é permitido aos pacientes retomar atividades sexuais tão logo se sintam capazes. Nas primeiras semanas após a cirurgia, os pacientes geralmente são aconselhados a ter calma e controlar seu posicionamento, mantendo o quadril livre de esforços exagerados. Como de costume, o melhor é consultar seu médico sobre o que é seguro para sua condição especial.

12- Quanto tempo de imobilização completa após uma Prótese Total de Quadril?
A imobilização é desnecessária. O paciente caminha em menos de 24 horas.

13- A obesidade compromete o prognóstico da Prótese Total de Quadril?
Dificulta o trans-operatório e exige maiores cuidados no pós- operatório. Está relacionada a uma maior incidência de complicações, como a luxação e infecção, além das complicações gerais relacionadas ao sobrepeso.

14- Pacientes fumantes e/ou diabéticos estão sujeitos a maiores índices de complicações?
Sim. Problemas relacionados com a baixa imunidade, infecção, cicatrização e distúrbios vasculares.

15- A osteoporose inviabiliza a Prótese Total de Quadril?
Não, somente exige maior atenção a condição morfológica e estrutural do osso. Não costuma ser um problema, mas o médico deve estar atento a essa condição de maior fragilidade do osso.

16- Existe algum tipo de paciente para o qual a indicação de Prótese Total de Quadril seja restrita?
Sim, pacientes com problemas neurológicos, com graves atrofias ou espasticidades, pacientes muito debilitados ou pouco colaborativos e pacientes infectados ou com alta predisposição para infecções.

17- É possível realizar a Prótese Total de Quadril bilateral no mesmo tempo cirúrgico?
Sim. O que deve ser discutida é a oportunidade. Particularmente não indicamos rotineiramente as cirurgias no mesmo momento cirúrgico.

18- Qual a idade média dos pacientes candidatos a Prótese Total de Quadril?
A média da idade dos pacientes está em torno de 55 e 70 anos.

19- A Prótese Total de Quadril pode durar toda vida?
A longevidade de uma Prótese Total de Quadril varia de paciente para paciente. Depende de muitos fatores, como condição clínica e idade do paciente, qualidade da prótese, nível de atividade física, qualidade do osso e da técnica cirúrgica. Uma prótese não é tão "forte ou durável" como uma articulação natural e saudável. Não há garantia de que uma prótese irá durar o resto da vida do paciente. Todas as próteses podem necessitar a substituição em algum momento.

20- Qual a relação da Prótese Total de Quadril com os sensores de metais?
Equipamentos muito sensíveis de bancos e aeroportos detectam a presença da prótese.